Que a sala de musculação é a modalidade carro-chefe da maioria das academias tradicionais, a maioria já sabe. O que realmente me preocupa são ações comuns que não só travam a evolução, mas derrubam de vez a possibilidade de lucrar com a modalidade.
Vamos aos fatos?
Como a sua sala de musculação é promovida?
A ciência do exercício divulga diariamente os benefícios da musculação na saúde, na doença e no alto rendimento.
A modalidade é a base da preparação física da maioria dos esportes, além de excelente ferramenta para reabilitação de lesões articulares e combate/prevenção de doenças não transmissíveis. Sendo assim, é um verdadeiro coringa do mercado fitness, além de oferecer uma das melhores relações custo-benefício para prática de exercícios orientados.
Mesmo diante de tanto potencial, ainda vemos muitas academias promovendo a musculação através das marcas de equipamentos que há na sala, tamanho do espaço e publicações sobre estética.
Está na hora de aceitarmos de vez que a população em geral não entende sobre os reais benefícios da musculação como nos entendemos.
Como a equipe da sala de musculação é selecionada?
Uma ação extremamente comum no mercado é selecionar profissionais com aptidões para diversas modalidades, já que é possível um profissional de coletivas fazer plantão na sala de musculação, mas nem sempre os professores de musculação ministram aulas coletivas.
Quanto mais versáteis os profissionais, melhor para a empresa, certo? Nem sempre!
Deixar de ter profissionais experientes, especializados e focados em salas de musculação, remunerando-os de forma justa, coloca a modalidade em sua academia na categoria de serviços comoditizados, ou seja, um serviço básico semelhante ao da maioria dos concorrentes locais.
Que tipo de público sua sala de musculação atrai?
Muitas academias se intitulam como “da saúde”, desejam atender pessoas que buscam saúde, mas divulgam a sala de musculação com imagens do tipo da capa desse artigo.
Um homem sarado ou uma mulher em forma, com roupas curtas ou até mesmo sem camisa, podem parecer exemplos de saúde, em teoria, pois nem todos interpretam o termo “saúde” da mesma forma.
Corpos em excelente forma nem sempre são vistos com bons olhos por obesos, diabéticos e idosos (pessoas desesperadas por saúde), além de sinalizar um ambiente heterogêneo.
Quanto mais homogêneo seu público for, melhor, pois é mais fácil criar regras, treinar profissionais e gerenciar a operação.
Invista em determinado público, comunicando-se com ele de forma eficaz. Não crie espaço para que outros frequentem sua academia sem fazer parte do perfil selecionado.
A forma que muitos gestores tentam agradar clientes
Uma atitude comum na gestão de academias para “dar um gás” na sala de musculação é a compra de novos equipamentos. Nada de errado, a não ser que seja feito sem planejamento, o que é comum.
Comprar um simulador de escada, um novo cross over ou uma gaiola de agachamento não é agrado ou diferenciação, é manter a sala de musculação competitiva na região. Você consegue, no máximo, manter os problemas que já tem, não resolve o que realmente precisa.
O que realmente prejudica sua sala:
- Mistura de públicos;
- Profissionais “quebra-galho”;
- Coordenador agir como apagador de incêndio;
- Dançar conforme a música tocada no mercado.