
CREF: 16603-G/RJ – Profissional de Ed. Física.
Chegou aos 40 anos? Manter a motivação na musculação se torna um desafio e tanto. Esse desafio fica cada vez menor a partir do momento que você começa mais a “sentir” do que a “ver” os resultados.
Por que é tão sacrificante manter o ritmo e a motivação na musculação após os 40?
Família e trabalho
Cuidar da casa, contas, filhos e outras demandas é o auge da “rotina atarefada” quando estamos por volta dos 40 anos. Nem mencionei estudos aqui, que estão presentes em muitos casos.
Perguntas importantes:
- Quem cuida de você para que possa cuidar dos outros?
- O que tem feito para conseguir manter o ritmo diário, sem entrar em colapso?
- O que acontece se você “pifar”?
Resultados não tão imediatos
Não temos mais 20 anos e sabemos disso. Difícil é aceitarmos que não conseguirmos progredir em desempenho na mesma velocidade de quando tínhamos 20 anos. Idade pesa. O que compensa é nos tornarmos mais inteligentes e conscientes.
Problemas a serem solucionados:
- Não focar em resultados estéticos, mas na vitalidade e energia ao longo do dia, com inúmeras tarefas que jovens não dariam conta;
- Priorizar resultados funcionais na frente da estética;
- Entender que a musculação é uma das maiores aliadas, independentemente da faixa etária, mas principalmente após os 40 anos.
Não compreender o envelhecimento
Você não está velho(a), está em uma nova fase da vida que requer cuidados diferentes. Você não está condenado(a), na verdade está em uma fase perfeita para ter consciência do que realmente vale a pena investir.
40 anos traz sabedoria para excelentes decisões, como a musculação ao menos 3 vezes por semana, por exemplo.
- Envelhecimento traz sabedoria e decisões estratégicas;
- Todas as idades apresentam prioridades em termos de desenvolvimento físico. Não seria diferente após os 40 anos;
- Musculação ajuda a resolver boa parte dos problemas de saúde que assombram as pessoas que chegaram aos 40.
Leia também:
- Treino Full Body: A melhor opção para quem tem mais de 40 anos?
- Musculação após os 40 anos: Como começar?
- Mitos da musculação: O foco na hipertrofia muscular e isolados
Estratégias para mandar o desânimo para outra dimensão e manter a motivação na musculação
Pequenas recompensas
Não foque no casamento da amiga em poucos meses ou na perda de peso para a formatura do filho, mesmo que a data seja distante. Ter metas de longo prazo é necessário, desde que as metas de curto e médio prazo estejam de acordo com sua capacidade de execução.
Trace metas como:
- Perder 500g por semana em um mês;
- Reduzir dores na coluna em 3 semanas;
- Desenvolver a capacidade de realizar determinado exercício em duas semanas, sempre com orientação técnica especializada;
- Treinar ao menos 3 vezes por semana em 1 mês.
Treinar com amigos ou grupo de apoio
Ter um parceiro de treino é o verdadeiro triunfo. Amigos, cônjuge e filhos são perfeitos parceiros de treino, além de ser motivo de descontos em muitas academias. A maioria delas quer famílias como clientes, não apenas uma pessoa isolada.
Muitos praticantes vão treinar apenas por terem marcado com o parceiro de treino, em sinal de respeito. Nesse momento, você acaba respeitando ainda mais sua saúde e qualidade de vida.
Tenha um parceiro de treino, seja familiar, amigo ou colega de trabalho. Recomendo treinar com quem tem objetivos semelhantes aos seus.
Visualizar benefícios além do físico
Aos 40 anos, olhar-se no espelho e sentir-se vivo(a) por conta da aparência é sensacional. Mas sabe mesmo o que é impagável?
- Abaixar-se para pegar algo e levantar-se rápido sem dores ou qualquer sintoma que mereça cautela;
- Chegar em casa após um dia árduo de trabalho e treino e ainda ter energia para aproveitar momentos em família;
- Realizar suas tarefas sem aquela sensação de fadiga, provocada por diversas alterações hormonais e sedentarismo. Isso é luxo, concorda?
Corpo forte significa vida longa! Ter corpo sarado, estar no shape, é bem satisfatório, mas conseguir carregar todas as suas compras ou sua mãe no colo em situação de emergência é surreal.
Parecer bem com a roupa que sempre sonhou em usar traz bem-estar, mas levantar-se rápido para socorrer seu filho que acabou de se acidentar é outro patamar.
Percebe a diferença? Tenha shape sim, mas tenha um shape que funcione plenamente em todas as formas de manifestação da força muscular.
Transformando rotina de treino em hábito prazeroso
Treine em uma boa academia. Escolher a academia ideal vai além da proximidade de casa. O ambiente precisa ser acolhedor não somente pelos profissionais, mas por todos, inclusive outros praticantes.
Sua rotina de treino deve começar com a preparação. Valorize cada etapa. Prepare sua roupa e acessórios de treino no dia anterior e visualize a tarefa a ser executada. Certamente facilitará bastante o processo.
Conquistou algo? Comemore! Uma dor que reduziu a intensidade, um movimento que tinha dificuldade de executar, uma roupa que não entrava e vestiu na boa, enfim, inúmeras possibilidades. Comemore com alguém que torça por você e mantenha o foco!
Seguindo…
Não dependa de motivação externa, pois ela não existe. A motivação é sua! Se tem algo mais importante que a motivação é a disciplina, ou seja, fazer mesmo sem estar com vontade e com foco no objetivo. A constância é a receita para o sucesso no treinamento físico.
O que você deixa de ganhar se não treinar? A lista é grande o suficiente para fazer você colocar sua roupa de treino e erguer seus pesos na sala de musculação.
Somos adultos e fazemos o que é necessário, não apenas o que queremos. A chave do sucesso é fazer algo planejado de forma que consiga executar, a ponto de querer mais!
Que tal começar essa nova fase com um plano realista e prazeroso? Fale com um profissional e crie um plano de treino que respeite sua rotina, seu corpo e seus objetivos.