Professor Fábio Cantizano, especialista em marketing para o mercado fitness.
Fabio Cantizano CREF: 16603-G/RJ – Profissional de Ed. Física.

Quando eu era professor de sala de musculação, utilizei diversas estratégias para atrair mais clientes de personal training, pois não tínhamos ainda ferramentas digitais para essa captação até meados da década de 2010.

Em contrapartida, sugeri algumas ações para que as academias também se beneficiassem da minha estratégia.

Quem me conhece, sabe bem que não sou apenas um amante do marketing de conteúdo, sou um profissional da área desde a década de 2000. O que não pode, jamais, é associarmos o marketing de conteúdo ao processo de evolução dos canais digitais. Eu já fazia isso na década de 2000, presencialmente, assim como outros players.

Marketing de Conteúdo é a Moeda do Século XXI, com diz meu amigo Rafael Rez, maior especialista do Brasil no assunto, em minha opinião.

Sabe o que é melhor? A sugestão que darei é de uma ação presencial que é extremamente eficaz!

Educação que converte

Certa vez sugeri uma palestra minha em uma academia que trabalhava. A ideia era mostrar meu conhecimento para atrair clientes de personal training, tendo sucesso em todas as vezes que coloquei em prática.

De bônus, a academia conseguia umas 3 matrículas. Parece pouco, mas gerava autoridade para a marca, atraia pessoas para o evento e as matrículas não ficavam limitadas ao dia do evento. As 3 que mencionei eram apenas na hora, após a palestra.

A palestra tinha como tema: “Os fatores que mais prejudicam seus resultados na academia”.

Eu era estudioso na parte técnica, mas já me entusiasmava com o copywriting. Acredite, funciona!

Diversos fatores influenciam os resultados, como:

  • Hormônios desregulados;
  • Noites mal dormidas;
  • Excesso de treinos;
  • Falta de treinos;
  • Constância inadequada;
  • Frequência semanal não condizente com o plano proposto, entre outros.

Eu poderia fazer uma lista com mais de 30 fatores aqui, mas dependendo da academia e do público, utilizo até 5 deles para engajar e plantar a sementinha da culpa. Sim, estamos em tempo de mostrar que parte da culpa é do aluno no processo de conquista de resultados. A academia está ali apenas para ajudar na rotina.

A palestra e minha ação para atrair

Eu mesmo fazia o cartaz de divulgação, prometendo sorteio de brindes de apoiadores apenas para os presentes, não para os inscritos. Muitos inscritos não iam e davam o lugar para os que chegavam mesmo sem estarem inscritos. A média era de 40 a 50 pessoas na sala de ginástica.

Durante a palestra eu associava os fatores que influenciam os resultados com a importância de frequentar uma academia, não em ficar caminhando em volta da praça (gerando demanda para negócio que me dava espaço para aparecer). Mostrava também a importância de seguir orientações de profissionais capacitados, como os profissionais de educação física (gerando demanda para os profissionais da equipe).

Do meio para o final, fazia minhas ações de vendas. Ao menos um aluno de personal eu conseguia. Em uma palestra que ministrei em parceria com uma loja de suplementos no Leblon, Rio de Janeiro, não rendeu alunos no dia, mas recebi ligações duas semanas depois, fechando negócio.

O que a academia pode fazer para aproveitar essa ação?

  • Atraia apoiadores para sorteio de brindes, sejam suplementos alimentares, roupas de ginástica, descontos em cursos de inglês, enfim, uma infinidade de possibilidades;
  • Sorteie mensalidades ou planos entre os alunos que trouxerem ao menos 2 pessoas que não treinam na academia. Funcionou todas as vezes que realizei essa ação.
  • De desconto ou remova a taxa de adesão dos convidados que foram ao evento, mas não são matriculados. Dificilmente não terá ao menos uma matrícula.

Bônus

Hoje a internet está aí com inúmeras ferramentas para atrair público, inclusive em raio de 1 a 2km de distância do seu negócio.

  • Divulgue o evento com estratégia de mídia paga. Converse com a agência que atende sua academia;
  • Coloque um professor de bom nível técnico pata palestrar, ou me chame, sem problemas;
  • Tente levar um médico também para falar sobre alterações hormonais com o avanço da idade, ou um nutricionista;
  • Explore todas as possibilidades, inclusive reforçando time de vendas para realização de tour e negociação;
  • Prepare seus professores de musculação para receberem potenciais clientes no momento do tour com o time comercial.

Quer que eu seja o palestrante no seu evento sobre fatores que influenciam resultados na academia?

  • Se for em 2025, precisa ser no Rio de Janeiro;
  • Não cobro nada, mas você fica responsável pelo meu transporte e despesas com alimentação;
  • Minha atuação está associada ao processo de arrecadação de alimentos não perecíveis ou ração animal;

Topa?

Me envie um email para fabiocantizano@gmail.com ou Whatsapp, clicando aqui!