
Ser chamado de frango na academia não é agradável, pois une uma série de motivos para essa rotulação. O problema é que muitos acreditam que ser “frango” tem a ver com o tamanho do praticante ou a qualidade do shape, mas não.
Um verdadeiro frango é julgado pelo seu comportamento. Mesmo que tenha 100kg, com baixíssimo percentual de gordura, levantando toneladas na academia, você pode ser a melhor personificação do mundo do termo “frango”.
Você é um verdadeiro frango se:
1 – Não guarda os pesos após a utilização
Guardar o peso após a utilização deveria ser obrigação em todas as academias, mas nem todas agem prontamente com ações educacionais, de forma que o frequentador os guarde automaticamente após o uso com o tempo.
É o tipo de ação óbvia que não deveria precisar de recomendação, embora alguns frangos acreditem que seja trabalho do professor. Professor orienta. Guardar pesos é para quem os utiliza. Deixa de ser frango e guarde seus pesos!
2 – Não higieniza os equipamentos após a utilização
Alguns alecrins dourados acreditam plenamente que estão cheirosos, e que o produto da sua regulação de temperatura (suor) é uma dádiva.
Usar uma toalha para se secar e higienizar o equipamento para o próximo colega utilizar é o mínimo de quem tem bom senso. Se você não tem esse bom senso, não se chateie quando os demais te olharem de cara feia, ou quando o professor lhe pedir para higienizar o equipamento.
O correto deveria ser o outro ir até o equipamento sem ter que se preocupar se o último o higienizou. A tia ou o tio da limpeza está ali para outras tarefas, gostando você ou não.
3 – Acha que há hierarquia ou preferência no equipamento por ser mais forte
Se você é mais forte, não significa que tem a preferência no supino na segunda de noite. O seu Oswaldo, de 86 anos, com 3kg de cada lado na barra, tem o mesmo direito que você.
Você também, princesinha dos ferros, acalme-se quando vir a dona Sueli, de 68 anos, com 10kg de cada lado no leg press ou apenas com a barra no smith.
Da mesma forma que vocês precisam do equipamento para turbinarem seus músculos, eles também precisam por questões funcionais ou até mesmo estéticas.
E nem vem dizer que há outros equipamentos mais funcionais e adequados, pois você não sabe em que fase do treinamento eles estão e o que levou o professor, detentor do conhecimento e autoridade máxima do espaço, a prescrever cada um deles para esse público.
4 – Desdenha dos menos musculosos ou critica shape dos outros
Esse aqui é o rei dos frangos, pois se acha a última bolacha do pacote.
Todo mundo começou um dia, sem músculos aparentes e sem força. O que mais me surpreende é que quem critica shape dos outros não tem o shape que deseja. E se tem o shape que deseja, nem sempre é conquistado apenas com dieta e treino.
Mesmo os atletas que utilizam esteroides, os melhores deles não criticam quem está na luta para construir um físico legal na academia. Pelo contrário, estão sempre abertos para dar uma dica.
5 – Solta os pesos no chão para chamar atenção
Para com essa mania de querer imitar o Coleman na MetroflexGym nos anos 2000, ok?
Lá é um centro de treinamento para bodybuilders, cheio de ferro enferrujado e que o dono não está nem aí para a opinião de frequentadores que desejam perfumaria.
Você está longe de ser um “Coleman”! E mesmo que fosse, não teria o direito de danificar os equipamentos utilizados por todos na academia.
Por mais que uma determinada série seja mais desafiadora, não há a menor necessidade desse showzinho. Academia é lugar de prática regular para diversos objetivos. Se sua atitude pode danificar o equipamento, ali não é seu lugar.
6 – Não respeita as regras da academia
A musculação é a modalidade mais democrática que existe, além de atender todas as faixas etárias e diversos objetivos. Portanto, é comum encontrarmos pessoas diferentes, com personalidades e objetivos distintos praticando.
Por conta de toda essa diversidade, há necessidade de regras claras e sem economia para preservar o bom convívio, mitigando riscos.
Mesmo que você frequente academias há séculos, ali tem profissionais que estudaram para manter o ambiente democrático e seguro. O olhar de quem deseja preservar a segurança é diferente de quem está ali apenas usufruindo.
Se você não concorda com determinadas regras, converse com o coordenador técnico. Se não tiver jeito, mude de academia, simples assim.
7 – Não respeita o profissional de plantão
Você pode ter mais músculos que ele, pode ter um shape mais desenvolvido e admirável que ele, mas o professor que está de plantão na sala de musculação é o responsável técnico do espaço. Quase 100% do que acontece ali é responsabilidade dele.
Por mais que você esteja ali apenas para utilizar os equipamentos, sem dar valor às orientações do profissional, respeitar regras de segurança e de bom convívio não deveria ser opcional em sua mente.
Você pode não querer a orientação dele, mas o mínimo de respeito às regras e intervenções dele e nome da segurança jamais deveria ser motivo de análise ou discussão.
8 – Acha que alguém tem que te respeitar por ser grande
Você é grande? Ótimo, mas na academia todos pagam e recebem o tratamento condizente com a proposta da academia. Ser grande não te dá preferências. Deixa de ser frango!
9 – Treina com cargas baseadas no ego e não nos princípios do treinamento
Sabemos que a sobrecarga e um dos princípios do treinamento, mas deixa de ser quando utilizada de forma inadequada. Se você está levantando mais carga do que suporta, coloca sua saúde em risco, além da segurança dos demais em volta. Academia não é local de tentativa de bater recordes. Você pode tentar isso em um CT apropriado.
Se lembra do espaço democrático promovido pela musculação? Isso mesmo, há outras pessoas ali por perto que podem se machucar com você inclinando a barra do supino pro lado, para deslizar as anilhas após a barra colar no peito.
Levante a carga que você suporta ou chame alguém para ajudar na execução (para manter a segurança). Ninguém deveria ter que parar para assistir seu showzinho ao tentar seu novo PR.
10 – Não treina membros inferiores ou superiores adequadamente
Dizer que não treina pernas (homens) pelo fato de jogar futebol ou não treinar braços (mulheres) por qualquer motivo, faz com que vocês estejam no topo da cadeia alimentar dos frangolinos.
Uma dica importante: Dizer que tem lesão não justifica, pois todas as lesões musculares e articulares precisam de intervenção através do movimento com sobrecarga. Deixa de ser frango ou franga!
11 – Gritinhos ao levantar pesos?
Pare agora mesmo, ok? É feio e chatão!
Agora, se você não é frango, compartilha esse artigo com um amigo ou amiga que peca em um desses tópicos.