
O Power Rack, também conhecido como Gaiola, é um equipamento para treinamento de exercícios multiarticulares com barra longa. É muito utilizado para agachamento e suas variações, supino, desenvolvimento e levantamento terra. Ocupa certo espaço, mas traz uma grande versatilidade para a sua academia.
O fato do equipamento ter fama de ser fabricado para praticantes avançados pode assustar alguns gestores, pois muitos não desejam ter “marombeiros” em suas salas de musculação. Entretanto, muitas academias com conceito wellness já adotaram o equipamento em suas salas por diversas razões.
Após analisar diversos motivos para você ter um Power Rack em sua sala, listei 3. São eles:
A versatilidade do Power Rack

Os principais exercícios multiarticulares, vistos como básicos (agachamento, levantamento terra e supino), podem ser realizados com segurança no equipamento. Alguns fabricantes incluem na parte superior do equipamento pegadas para execução de barra fixa (exercício para as costas).
Algumas salas instalam o equipamento longe de corredores para aumentar ainda mais a segurança não só do praticante, mas dos demais frequentadores da sala, mesmo que não tenham experiência para transitar em um ambiente como a sala de musculação.
O fato de ser versátil também contribui para “desafogar” outros equipamentos que são bem disputados no horário nobre ou nas vésperas da estação verão. é comum, inclusive, algumas academias com salas grandes terem mais de um em sala.
Academias americanas instalam vários em fileiras nas salas de musculação por conta da versatilidade e capacidade de atender muitas pessoas, independente do nível de treinamento.
Relação custo-benefício do Power Rack
É um equipamento bem simples, se comparado aos articulados ou aos que apresentam torres de pesos, como pulley, cross over, cadeira extensora, etc.
Por mais que tenha proposta de atender grande demanda dentro da sala, o custo para fabricação é muito menor do que a maioria dos outros equipamentos.
É uma excelente relação custo-benefício, pois além de custar relativamente bem menos do que os demais, atende aos objetivos e necessidades de boa parte dos frequentadores, justamente por “desafogar” outros equipamentos como supino, remada, desenvolvimento de ombros com barra, etc.
Exigência de conhecimento técnico apurado no Power Rack (positivo)
Até bem pouco tempo atrás algumas academias agiam de forma extremamente protetora com relação aos exercícios básicos. Este cenário mudou e fico realmente feliz com isso.
Por mais que pareça absurdo para quem não tem conhecimento, exercícios como agachamento e levantamento terra vêm sendo utilizados como forma de preparação física para diversos esportes, saúde, qualidade de vida e reabilitação ortopédica, inclusive.
Há grande exigência de conhecimento técnico ao prescrever exercícios no equipamento, já que demandam elevada consciência corporal.
Você terá em sua academia 2 públicos, os que sabem utilizar e os que têm receio, mas querem experimentar. Esta é uma excelente oportunidade do profissional de educação física expor de forma didática seu conhecimento técnico.
Ao meu ver, um excelente investimento!