Professor Fábio Cantizano, especialista em marketing para o mercado fitness.
Fabio Cantizano
CREF: 16603-G/RJ – Esp. em Marketing para Negócios Fitness

O atendimento na musculação ainda é um grande desafio. Conquistar a confiança do cliente e a maioria recomendar a modalidade dentro da sua academia exige muito planejamento e execução perfeita de tudo que for planejado.

Por que o atendimento na musculação é mais desafiador do que em outras modalidades?

  • Não tem horário certo para a prática;
  • Atende diversos públicos;
  • Ainda carrega uma certa carga de preconceito;
  • O ambiente dá o tom na percepção.

Vamos entender cada um desses pontos?

O atendimento na musculação não tem horário certo

A musculação é excelente por estar ali disponível durante todo o horário de abertura da academia. Em poucas cidades há academias que fecham no horário do almoço. Se tem uma modalidade que é possível manter a constância, é a musculação.

Em qualquer outra modalidade com característica de “aula”, seja bike indoor, natação ou Pilates, há horário marcado para começar e para terminar. Quando o cliente perde uma aula, deixa de praticar naquele dia.

Na musculação o cenário é outro. Se você deixa de ir na parte da manhã por conta de um imprevisto, pode ir de tarde ou de noite, já que estará disponível, mas não com os mesmos profissionais.

Não encontrar os mesmos profissionais pode comprometer o atendimento na musculação, caso a academia não tenha uma metodologia própria ou processos bem estruturados de acordo com o posicionamento da marca e promessa feita nas campanhas de marketing.

Como garantir a entrega perfeita em todos os horários:

  • Planeje as ações de marketing com foco no posicionamento de mercado desejado para a marca;
  • Crie uma metodologia com treinamentos fáceis de serem replicados em uma Universidade Corporativa online;
  • Crie Procedimentos Operacionais Padrão para atendimento na musculação, mas principalmente para resolução de problemas simples e complexos mais comuns;
  • Dê mais ênfase ao treinamento de Procedimentos Operacionais Padrão do que para treinamento técnico (de prescrição de exercícios).

Atendimento na musculação para diversos públicos

Já sei o que você está pensando: “Outras modalidades também atendem a diversos públicos“. Concordo plenamente, mas quando me refiro ao público, me concentro na parte comportamental, não nos aspectos demográficos.

Por mais que os mesmos alunos frequentem as aulas coletivas, nelas se comportam de maneira mais organizada e respeitosa. Por mais que haja uma forma de “Tribo” na musculação, nas coletivas o conceito é mais consolidado.

Pessoas que praticam Bike Indoor têm objetivos em comum, como emagrecer ou desenvolver a capacidade cardiopulmonar. Praticantes de Pilates focam na postura, equilíbrio e nem sempre se sentem confortáveis na sala de musculação.

Na sala de musculação atendemos ao mesmo tempo:

  • Todas as faixas etárias, com seus hábitos e preferências;
  • Pessoas que buscam melhorar o desempenho físico ou a estética;
  • Pessoas que acabaram a fase de reabilitação pós-cirurgia;
  • Idosos com recomendação médica;
  • Pessoas com doenças não transmissíveis, entre outros.

A musculação é tão fantástica que consegue atender a todos, independentemente do objetivo. Entretanto, essa mistura de públicos, cada um com seus objetivos, preferências e comportamentos, pode gerar um ambiente hostil e nada convidativo. O fato de não haver tanto vínculo com o profissional de sala, como é na aula coletiva, afeta bastante.

Como amenizar os impactos da diversidade na sala de musculação:

  • Tenha normas bem claras para comportamentos e utilização do espaço, assim como para uso dos equipamentos;
  • Crie a cultura de respeito ao profissional, como em uma hierarquia clara das modalidades coletivas;
  • Treine seus profissionais para explicarem sobre treinamento físico com destreza, criando confiança na equipe, reduzindo clientes inquilinos que surgem com treinos de fora;
  • Planeje bem o marketing de conteúdo sobre musculação e não deixe essa tarefa para a agência de marketing digital.

Atendimento na musculação: Preconceito x Ambiente

A mesma modalidade que deixa um homem “deformado”, como dizem algumas pessoas, é a que salva um idoso da osteoporose. A mesma modalidade que faz alguns praticantes avançados romperem o peitoral no supino, pode salvar senhoras de quedas por falta de força muscular.

Por ser uma modalidade que ajuda qualquer pessoa em qualquer objetivo, seja como modalidade principal ou de apoio, a parte negativa pode deixar marcas mais fortes do que a parte positiva é capaz.

O que gera preconceito e ambiente ruim na musculação:

  • Clientes desorganizados e despreocupados com o bem-estar dos demais;
  • Desrespeito de clientes avançados em relação aos profissionais fisicamente menores ou “menos em forma”, mesmo que sejam responsáveis técnicos;
  • Cultura do inquilino: Cliente que paga mensalidade (aluguel) apenas para utilização do espaço e equipamentos, ignorando a responsabilidade do profissional de plantão;
  • Ausência de feedback e advertências em relação aos clientes que não respeitam o ambiente de treino;
  • Profissionais sem compromisso com a segurança, bem-estar e evolução do cliente;
  • Profissionais com braços cruzados ou com predileção por determinados clientes, entre outros.

Como organizar melhor:

  • Toda e qualquer comunicação da marca deve ser focada no público que deseja atender;
  • Crie Procedimentos Operacionais Padrão para ensino de exercícios e organização do ambiente para clientes iniciantes já iniciarem com nova cultura;
  • Estar sempre ao lado do profissional que tem razão em conflitos dentro de sala que envolvem comportamentos inadequados de clientes;
  • Agir sempre de imediato em casos de desrespeito ao espaço, com base na metodologia e cultura que deseja para a marca;
  • Normas de conduta para profissionais, envolvendo a forma correta de interação com o cliente com base na personalidade da marca;
  • Treinamentos constantes para os profissionais, tendo as avaliações periódicas como base para feedback.

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