
Clientes de musculação do Brasil não têm dúvidas de que as salas estão mais modernas, com prestação de serviço muito superior aos demais países. Sim, o fitness brasileiro é rei e dificilmente perderá a majestade!
Ao mesmo tempo que a estrutura e a tecnologia avançam, a informação também avança, só que nem sempre com a mesma qualidade e compromisso com resultados seguros dos praticantes.
Depois que a profissão de influenciador foi consolidada, gostando você ou não, o comportamento do consumidor mudou bastante, principalmente em relação ao consumo de conteúdos fitness.
Clientes de musculação x Divisão de treinos
Se o cliente da sua academia não for um profissional de educação física experiente na musculação, provavelmente terá preferência por algum tipo de divisão de treino, mesmo que não saiba cientificamente o motivo.
Essa preferência pode ser por conta de quem o inspira, afinal, se desejamos ficar igual a alguém, temos que fazer o que esse alguém faz, certo? Sabemos que não, por conta de princípios sólidos do treinamento desportivo, mas não é assim que funciona na mente do consumidor.
Se seu cliente treina na sua academia com base na influência de alguma celebridade, ou se toma suas decisões com base em conteúdos de boa qualidade, sinto em informar, mas sua academia para ele é apenas uma instalação com equipamentos que ele só aluga mensalmente para fazer o que deseja, na maioria das vezes com resultados pobres.
Ensine seus clientes sobre divisão de treinos, provando que nem sempre o corpo dele responderá da mesma forma que o corpo da celebridade que o inspira, pois cada ser humano é único.
Como fazer:
- Eventos presenciais com palestras de profissionais da academia e parceiros da área da saúde;
- Posts em redes sociais mais técnicos e não tão “virais” ou com tom de entretenimento;
- Posts no blog da academia enviados aos clientes e potenciais clientes por e-mail, fomentando o compartilhamento;
- Instruções periódicas dentro de sala através dos profissionais, como procedimento de entrega daquilo que fi prometido nas campanhas de marketing.
Você tem uma academia, mas o nível de educação científica dos colaboradores e clientes influencia comportamentos e a fidelidade.
Clientes de musculação x Influenciadores digitais
Hoje o termo é “influenciador digital”, certo? A única coisa que mudou foi o alcance e as chances de quem desejava aparecer, mas dependia dos veículos de comunicação.
Influenciadores sempre existiram, como nossos pais, professores, líderes religiosos, amigos, celebridades na TV, entre outros. A diferença é que hoje o nível de qualidade pode ser duvidoso e não há barreira de entrada em canais para falarem qualquer coisa que desejam, sendo que o “polêmico” e o nem sempre “fundamentado” geram mais engajamento do que o que a ciência recomenda.
A atenção da audiência é o maior ativo que qualquer influenciador tem hoje em dia. Quanto maior sua audiência, maior é seu poder de barganha com marcas e plataformas.
O que fazer:
- Treine sua equipe para criação de conteúdos digitais com base na personalidade da sua marca. Dê voz aos seus profissionais e ofereça espaço além dos seus próprios canais;
- Não transforme sua marca em propagadora de conteúdos baratos e sem importância. Já existem muitos canais de entretenimento. Clientes e potenciais clientes estão carentes de informações de qualidade. Nem todos desejam deixar a saúde nas mãos de “brincalhões”. Compare os conteúdos do fitness com os dos demais profissionais da saúde como médicos, dentistas, fisioterapeutas, entre outros;
- Transforme sua marca em uma Universidade da Saúde, onde seu cliente pratica exercícios e aprende sobre eles em seu espaço, seja ele físico ou digital. Deixe quem gosta de brincadeiras e conteúdos infundados para os concorrentes.
Toda academia que deseja lucrar deve ser a fonte de consulta e conhecimento para praticantes de exercícios físicos!
Clientes de musculação x Conteúdo da academia
Conteúdo é a Moeda do Século XXI, como diz Rafael Rez, grande amigo, profissional e um dos maiores especialistas do Brasil em Marketing de Conteúdo.
Qualquer academia tem a capacidade de oferecer um espaço com equipamentos básicos, onde qualquer cliente de sala de musculação com conhecimento básico e uma boa dose de disciplina tem condições de chegar onde deseja.
O conteúdo postado pela sua academia deve traduzir fielmente o que foi prometido nas campanhas de marketing e também durante a entrega.
Se o que é postado não condiz com o que acontece dentro das salas, gera sensação de enganação na mente do consumidor. O conteúdo é o tradutor da personalidade da marca e dos resultados que o ambiente inspira.
Como é feito por boa parte das academias, hoje em dia:
- Conteúdos feitos por inteligência artificial com comandos (prompts) genéricos;
- Conteúdos feitos por agência de marketing digital, sem revisão técnica de profissionais da academia;
- Conteúdos com foco em viralizar e não em gerar valor para a marca;
- Conteúdos que não geram confiança, mas que “cumprem a agenda de postagens”.
O resultado dessas repetidas ações gera percepção limitada na mente do consumidor, principalmente em relação ao potencial da modalidade para melhoria da saúde, desempenho físico e qualidade de vida.
Muitos ficam presos somente aos resultados estéticos promovidos pela musculação, sendo este apenas um dos diversos benefícios da prática regular e orientada da modalidade.
É dever de qualquer negócio fitness com sala de musculação ser fonte de consulta do seu cliente! Estou sendo repetitivo de propósito, ok?
Considerações finais
Vivemos em uma era onde qualquer empresa de produtos físicos ou de serviços deve se tornar também uma empresa de mídia, principalmente as que atuam na área da saúde.
A educação física foi regulamentada há pouco menos de 30 anos, com excelente evolução ao longo desses anos. Conteúdos sem regras reforçam ainda mais a necessidade de agirmos com profissionalismo e constância.
Conteúdo é rei, conteúdo dá o tom da marca, conteúdo influencia comportamentos!
Gestor, sabemos bem que você não deseja que seu negócio seja apenas mais um, certo?
Clique na imagem abaixo para transformar sua sala de musculação em reverência na região!
Leia também:
O potencial cliente da sala de musculação e seu maior medo
Sua sala de musculação vai para o abismo se você permitir isso