Qual a frequência semanal ideal na musculação? Seu cliente sabe? Vou melhorar a pergunta: Você fala com ele sobre isso, a ponto dele usar essas informações para tomar uma boa decisão?
Muitas academias publicam conteúdos em seus canais digitais, principalmente no Instagram, mas a maior parte é de campanhas promocionais ou divulgação de modalidades. Poucas marcas ensinam sobre exercício para o cliente. Se você acha que não faz sentido, acredite, faz muita diferença ao gerar valor para a marca.
Frequência semanal na musculação para quem inicia a jornada
Assim que o cliente se matricula na academia, passa pela avaliação física. Ao menos deveria ser assim na maioria das academias que propagam a excelência em serviços na sala de musculação.
Se somos da área da saúde, parte do diagnóstico vem de nós, concorda? Por isso a etapa da avaliação na academia é de extrema importância.
Na avaliação há uma anamnese para juntar o máximo de informações para uma prescrição segura e eficaz, dentre elas o objetivo do cliente, a frequência semanal que pretende treinar e todo o histórico clínico e de prática de exercícios.
Nessa hora temos que alinhar expectativas sem jogar um balde de água fria ou quente. O que vai acontecer dali por diante depende disso.
Criar processos para que o avaliador, nesse primeiro contato, informe sobre possibilidades sem afugentar e sem alimentar falsas esperanças é um grande desafio. Por isso a promessa feita pelas campanhas promocionais devem ser muito bem pensadas.
Frequência semanal na musculação e falta de entendimento
Não é raro um cliente dizer que vai treinar 5 ou 6 vezes por semana, mas isso não quer dizer que será dessa forma quando ele começar a experimentar outras modalidades, assim como ao enfrentar a rotina diária de treinos. O item anterior é essencial para que o cliente não comece errado.
Você já atraiu seu cliente, agora é hora de manter ele por anos em sua academia. Foque nisso!
Em boa parte das academias do Brasil a frequência semanal é de 2 a 3 vezes em média. Tem academia onde a frequência média é menor que 2. Sendo assim, quando um programa é prescrito para quem pratica 5 a 6 vezes por semana, os resultados ficam comprometidos quando a frequência não é obedecida como dito pelo cliente na anamnese.
- Quantos posts sua academia já fez para conscientizar clientes sobre a importância de seguir o planejamento feito para determinada frequência semanal na musculação?
- De quanto em quanto tempo seus professores de musculação abordam clientes para verificar se a frequência semanal real está de acordo com a rotina de treinos planejada?
- De quanto em quanto tempo sua equipe é treinada para esse tipo de abordagem e conferência junto ao cliente?
Se seu cliente não entende as consequências de não treinar na frequência semanal que ele mesmo propôs, a falha é da academia.
Frequência semanal na musculação x na academia
Boa parte das academias monitoram a frequência mensal do cliente como um termômetro para medir a possibilidade de evasão, mas não se atentam ao fato da frequência real não estar condizente com a prescrição na musculação.
Uma coisa é o ciente ir na academia e praticar diversas modalidades, outra é frequentar semanalmente a musculação com base no que foi proposto na rotina de treinos. Sei que para a maioria vale mais o cliente apenas estar dentro da academia, independente da modalidade praticada por ele, no entanto, quando resultados ficam comprometidos, a coisa muda de figura.
Essa situação é mais alarmante do que a frequência mensal, pois se o cliente vai 12 vezes por mês, mas sua prescrição está de acordo com essa frequência, a probabilidade de evasão é bem menor, certo? Se ele vai 12 vezes no mês, mas sua prescrição é de 4 vezes na semana, há algo errado e no final a conta chegará para ele e para a academia.
Muitos clientes desejam experimentar outras modalidades, acreditando que precisam treinar musculação todos os dias para obterem resultados. Mal sabem eles que treinar musculação 2 ou 3 vezes por semana, de forma disciplinada, pode gerar resultados muito melhores do que um programa prescrito para 5 vezes na semana, porém sem a dedicação necessária.
Considerações finais
Educar o cliente sobre as possibilidades de treinamento, enfatizando as variáveis do treinamento e composição do mix de atividades é papel da marca. Essa função jamais poderá ficar nas mãos da agência de marketing digital.
Ensinar ao cliente sobre resultados e expectativas é essencial para que ele mesmo possa gerenciar a própria rotina.
É por isso que sempre enfatizo a importância dos canais digitais das academias servirem como verdadeiras empresas de mídia. O consumo de conteúdo digital dá o tom para percepção da marca, além, é claro, da experiência em campo.
Treinem seus profissionais para que possam servir de consultores através da marca.