
CREF: 16603-G/RJ
A musculação é uma das modalidades mais praticadas em academias do Brasil e do mundo. Requer mais investimento em equipamentos do que qualquer outra modalidade e tem o maior custo operacional da academia, na maioria dos casos.
Por que ter uma sala de musculação hoje em dia?
Resposta simples: Ainda é a melhor relação custo-benefício para o cliente que deseja saúde e qualidade de vida. O problema maior é organizar o espaço para que a percepção sobre a modalidade permita adequar o preço.
Musculação como melhor amiga
- Permite estimular todos os grupos musculares de forma isolada e também em conjunto através dos exercícios multiarticulares, sejam livres ou em máquinas;
- Permite treinar a qualquer hora do dia, durante o horário de funcionamento, sem precisar agendar (na maioria das academias);
- Por mais que o treinamento aeróbio não seja musculação, está disponível na sala de musculação, além de ser monitorado pelo profissional de educação física que está na sala de musculação;
- O espaço atende desde jovens até idosos, saudáveis ou não, com limitações ou não e objetivos diversos;
- A musculação é a modalidade de treinamento de força que oferece a maior diversidade de equipamentos, além da segurança.
São muitas vantagens em relação às demais modalidades que também treinam a força muscular.
Por que ela seria uma inimiga no mercado?
Musculação como inimiga em comum
Não podemos negar que a sala de musculação não agrada a todos por conta do ambiente visto como hostil. Esse ambiente hostil é fruto de planejamento mal feito, criação de uma cultura nem sempre cuidadosa e a sensação de um serviço self-service.
Muitos praticantes não seguem orientações do profissional de plantão, levando seus treinos de internet ou de consultores online, usando a sala apenas para tirar proveito dos equipamentos. Vale ressaltar que salas de musculação podem seguir diversos modelos de negócios.
Gestor, responda: Sua academia presta um serviço de orientação para a prática segura da musculação ou está no ramos de alugueis de espaços, permitindo e estimulando apenas o uso dos equipamentos?
A forma que a modalidade é conduzida não pode ser termômetro para a percepção da qualidade da modalidade, mas da academia. Percebe o jogo?
O inimigo em comum
Sempre que as academias organizam campanhas de marketing para atrair alunos, utilizam inimigos em comum para tornar a marca uma heroína.
Os principais inimigos em comum são:
- O sofá;
- As doenças não transmissíveis;
- O INSS (sim, ele mesmo);
- As negligências pessoais ao longo do envelhecimento, entre outros.
Dependendo do foco da sua marca, certamente atingirá o público correto que sofre com algum desses inimigos que queremos combater, principalmente através da prática regular e orientada de exercícios físicos.

O que torna a musculação inimiga em comum no mercado?
As demais modalidades que também treinam as manifestações da força muscular adoram aproveitar esse GAP.
Já reparou como estúdios de Treinamento Funcional, Pilates e demais modalidades colocam a musculação em posição de vilã para promoverem as suas?
Muitas vezes dá certo, mas não sei até que ponto seria ético. Não discutirei isso aqui, apenas como a musculação vem sendo utilizada como isca por conta dos pontos negativos. Vamos aos pontos?
Atenção!
Vejo muitos estúdios e profissionais martelando nessa tecla, de que a musculação não é funcional por treinar apenas músculos isolados, na maioria dos casos.
É claro que essas modalidades precisam focar nos seus principais benefícios, mas deturpar o que a musculação pode fazer pelas pessoas me parece falta de ética. Ninguém precisa usar negativamente uma modalidade para promover outra. Se essa outra é tão boa, promova suas qualidades e benefícios. A prova disso é:
- Musculação não treina apenas músculos isolados. Qualquer pessoa que pratique agachamento, levantamento terra, desenvolvimento em pé com barra, supino e demais exercícios multiarticulares sabe do que estou falando em termos de funcionalidade e desenvolvimento do CORE;
- Os exercícios multiarticulares citados anteriormente ainda podem ser realizados em diversas máquinas que alteram o vetor de força, estimulando os músculos em angulações diferentes sob diferentes tensões, mesmo sendo o mesmo movimento;
- Com exercícios isolados, sejam em máquinas ou com pesos livres, é possível corrigir diferenças de força ou até mesmo equilibrar músculos que poderiam sofrer com lesões por conta desses desequilíbrios;
- Atletas de Crossfit de alto rendimento praticam musculação para promover equilíbrio muscular, além de fortalecer seus pontos fracos, com exercícios e ângulos que nem sempre podem ser explorados no box;
- Isso tudo que pode ser feito em uma sala de musculação custa menos do que o que pode ser feito em um estúdio ou box.
O que significa esse ataque?
Toda modalidade que sofre ataque de outras por conta da eficácia, ambiente ou qualquer outro motivo, esconde um potencial que precisa ser enfatizado para anular o discurso.
Por mais que a musculação seja praticada nos 4 cantos de mundo, modalidades como treinamento funcional, Pilates, entre outras, ganham mais espaço nem sempre por conta da eficácia, mas por conta do hype ou clima do ambiente.
O que as academias de musculação deveriam fazer para impedir esses ataques? Acredite, ficar calado não ajuda em nada!
- Criar conteúdos mais técnicos com linguagem acessível, gerando mais confiança;
- Evitar conteúdos que tornem o espaço um local de brincadeira, pois não é;
- Não permitir que alunos façam o que desejam, a ponto de prejudicar outros que buscam saúde e qualidade de vida;
- Reforçar diariamente os benefícios de praticar a modalidade com orientação especializada dos seus professores de sala;
- Mostrar diariamente os benefícios dos multiarticulares livres, multiarticulares em aparelhos e isolados;
- Entreter, inclusive, usando o que é dito sobre a musculação por outros profissionais, mostrando a verdade sem criticar as demais modalidades;
- Arrumar a casa diariamente com Procedimentos Operacionais Padrão da marca (academia).
Se você tem sala de musculação em sua academia e precisou investir muito mais nela do que em outras modalidades, deve defender a musculação a todo custo, pois se você não acredita na essencialidade dela para a vida, o potencial cliente, assim como seus clientes, não acreditarão.