Professor Fábio Cantizano, especialista em marketing para o mercado fitness.
Fabio Cantizano
CREF: 16603-G/RJ – Esp. em Excelência na Sala de Musculação

O que determina a excelência na sala de musculação está longe de ser apenas aquilo que vemos no dia a dia, como a interação cortês entre profissionais e clientes, acolhimento e arquitetura que representa a marca.

Um conjunto de fatores levam a sala de musculação ao status de excelência, mas a forma que esses fatores são conduzidos, “como andam juntos”, exerce maior influência do que a lista em si.

Vamos ao que interessa?

1 – O modelo para excelência na sala de musculação

Não estou falando de “modelo de negócio” aqui, mas sobre como os equipamentos estão dispostos na sala, dependendo do espaço disponível.

A forma que você projeta a sala, do ponto de vista logístico e funcional, determina o que pode ser realizado em termos de rotina de treino ou não. Pode parecer controverso, mas a disponibilidade de espaço em determinado bairro pode ser fator essencial na decisão de modelo de negócio e como este será conduzido.

A excelência na sala de musculação tem a ver com a forma que o cliente se sente no espaço, em conformidade com outros que estão ali com objetivos semelhantes.

Na prática:

  • Grandes centros de treinamento, com mais de 1000 metros quadrados, inviabilizam alguns métodos de treinamento que precisam deslocar equipamentos (segurança e organização);
  • Grandes espaços low cost exigem normas mais detalhadas e ação firme da gestão no combate aos comportamentos nocivos em grupo;
  • Pequenos espaços permitem maior personalização da rotina e monitoramento, exercendo impacto direto no modelo de negócio e faturamento proporcional.

2 – Como sua equipe entrega a excelência

A excelência está na percepção do cliente, jamais esqueça disso, ok? Por mais que você acredite que aquilo que está sendo entregue é o ideal, monitore a percepção do cliente sempre que possível para realizar ajustes na estratégia e ações táticas do negócio.

O foco é tornar a sala de musculação da sua academia um modelo de excelência na mente de quem paga a mensalidade, o cliente.

Só existe entrega de excelência quando há promessa real. O que você promete, precisa ser entregue. O que garante a entrega fiel da promessa é o conjunto de processos que guiam a conduta da equipe, seja no âmbito técnico ou de acolhimento.

Na prática:

  • Promessa sem processos para entrega é prato cheio para percepções negativas;
  • Promessa com processos dão ao cliente parâmetros reais para avaliar o que está sendo entregue;
  • Profissionais excelentes que trabalham da forma que desejam não representam a marca. É serviço, mas o valor está na marca. Lembre-se disso!

3 – Como você prepara a equipe para excelência na sala de musculação fala mais alto que a promessa

Uma promessa não tão clara, mas com uma entrega exemplar, torna o negócio mais próximo da excelência do que o contrário. Sendo assim, o planejamento de capacitações e treinamentos da equipe vale ouro no plano de marketing de serviços na sala de musculação.

Na prática:

  • Treine sua equipe com base nos processos criados para a entrega do que foi prometido;
  • Treine sua equipe para prescrever a melhor rotina de treino (parte técnica) dentro da sua sala de musculação, levando em consideração o espaço, a disponibilidade de equipamentos, as normas de conduta da marca e horários de pico;
  • Avalie sempre os resultados dos treinamentos para manter a constância e realizar ajustes no plano sempre que necessário.

Jamais esqueça…

O objetivo é prometer e entregar o que foi prometido, pois estrutura e equipamentos podem ser facilmente copiados pela concorrência, principalmente pelas granes redes.

Pergunte-se:

  • O que sua sala de musculação tem de melhor?
  • O que seria extremamente difícil de ser copiado em sua academia (sala de musculação, especificamente);
  • A forma que você planeja a entrega vai de encontro ao modelo de negócio?