Bons profissionais na sala de musculação hoje em dia é raro? Há profissionais como antigamente? Como resolver um problema que hoje gera dor de cabeça em quase 100% dos gestores de academias com sala de musculação.
A geração atual de profissionais da sala de musculação
- Falta de compromisso;
- Falta de proatividade;
- Tudo temos que mandar fazer;
- Não existem mais profissionais como antigamente.
Essas são algumas das reclamações que escuto ou leio diversas vezes em um mês.
Comparar a geração atual com a de antigamente não faz o menor sentido, já que são épocas diferentes, problemas diferentes e o principal, níveis de consciência e exigência do cliente completamente diferentes também.
Seria utopia acreditar que profissionais da década de 1990 ou de 2000 prestariam um serviço melhor em sala do que a geração atual. Por mais comprometidos que fossem, a percepção de valor sobre o serviço prestado em uma academia é bem diferente entre as décadas passadas e hoje.
Tempos atrás haviam outros problemas, nada era perfeito. Muitos problemas do passado não assombram gestores hoje em dia.
Antigamente existia mais respeito em relação ao profissional? Sim, existia, pois havia uma relação entre professor e aluno.
Hoje em dia a relação é entre cliente e prestador de serviço.
Por mais que haja grande diferença de comportamento entre os profissionais de hoje e do passado, há também grande diferença de comportamento e ações de gestores e proprietários de hoje em relação ao passado.
O impacto na diferença entre a gestão de hoje e a do passado pesa muito mais na qualidade do serviço do que na “evolução” dos profissionais que atuam em sala, mas nem todos estão prontos para esta conversa.
Onde os bons profissionais da sala de musculação estão?
Temos excelentes profissionais no mercado ainda, aos montes. Não é difícil encontrá-los. Difícil é convencer a classe de que vale a pena atuar em salas de musculação, setor este com o menor valor de hora/aula na maioria das academias, sendo que há diversas oportunidades fora da sala de musculação muito mais rentáveis, com muito menos estresse e responsabilidades.
Sei que é doloroso ler isso, mas o foco aqui é na realidade, não na utopia, ok?
No passado a sala de musculação era uma das melhores vitrines para oferta de serviços de personal training, hoje não mais.
Profissionais se submetiam ao salão de musculação em academias premium, justamente para aumentar as possibilidades de atender clientes mais rentáveis de personal training.
O valor de repasse de personal training por hora em algumas academias chega a ser maior do que o valor de hora/aula recebido para trabalhar no mesmo salão de musculação. Pode fazer sentido para o gestor, mas não para a maioria dos bons profissionais da sala de musculação.
Hoje, se você deseja ter um excelente profissional em sala, terá que fazer uma oferta que realmente valha a pena.
Ensaio da realidade
Você está entrevistando um candidato para atuação na sala de musculação da sua academia. Você faz diversas perguntas e acaba gostando do candidato, sendo ele perfeito para atuar em determinado horário de pico em seu salão de musculação.
No meio da conversa ele lhe pergunta:
“Você está me oferecendo xxx Reais por hora para atuar na sala de musculação. Posso ganhar muito mais que isso fora daqui, sem essa carga de estresse e sem toda essa responsabilidade. Por que eu deveria trabalhar em sua academia? Que vantagens eu teria em minha carreira ao atuar aqui?”
Vou dizer uma coisa aqui que talvez irrite alguns, mas não estou aqui para agradar, mas para provocar, sendo algo positivo ou não, certo?
Academias de ginástica não são essenciais para o treinamento físico (caaaalmaaaaa…). O movimento corporal e a orientação profissional é que são.
A prova disso é a quantidade de pessoas no país que pratica exercícios fora da academia, ao ar livre ou em casa, com auxílio do “Personal Online”, principalmente após a pandemia da Covid-19.
Gestor, responda:
- Por que é importante o cliente treinar na sua academia e não em casa ou ao ar livre?
- Por que sua academia é uma excelente oportunidade para o profissional trabalhar?
Se não souber responder essas perguntas na ponta da língua, o problema será muito mais grave do que a “falta de bons profissionais no mercado”.
Faz sentido para você? Se faz, aprenda a tornar sua sala de musculação em um negócio lucrativo!