Professor Fábio Cantizano, especialista em marketing para o mercado fitness.
Fabio Cantizano CREF: 16603-G/RJ – Profissional de Ed. Física.

Criação de conteúdo digital é pauta da maioria das agências e players do mercado digital. O problema é que o assunto é amplo e o foco de muitas marcas é atrair leads e vender, quando o maior potencial para o desenvolvimento da marca é a educação do consumidor. Educar potencializa as vendas e torna o preço mais alto.

Antes de me corrigir que venda é mais importante que marketing, saiba que as áreas são ligadas e o objetivo do marketing é exatamente reduzir consideravelmente o esforço da venda.

Se seus consultores de venda na academia precisam se esforçar muito para vender, significa que o marketing está mal planejado, mas isso é assunto para outra conversa. O marketing de conteúdo é uma das subáreas do marketing que mais influencia a valorização da marca.

O objetivo mais importante do marketing de conteúdo é educar clientes e prospects sobre diversos assuntos, mas sempre com a personalidade da marca. Como sempre cito, de acordo com o maior especialista do Brasil no assunto e meu amigo pessoal, Rafael Rez, “Marketing de Conteúdo é a Moeda do Século XXI”.

O problema é: O mercado fitness não utiliza o marketing de conteúdo da maneira que deveria, como uma ferramenta poderosíssima de criação de demanda para a mercado e para o negócio.

Marketing de conteúdo fitness contempla uma série de assuntos, como:

  • Organização do tempo para conseguir treinar;
  • Como organizar a alimentação da semana para não furar o planejamento;
  • A importância da medicina na potencialização dos resultados;
  • A essencialidade de uma comunidade com objetivos semelhantes para fins motivacionais;
  • Melhores colchões para uma boa noite de sono e recuperação ideal entre sessões de treino;
  • Regras da academia sobre segurança, comportamento e utilização adequada de equipamentos;
  • Ah, já ia esquecer, assuntos ligados ao treinamento físico, entre outros.

O cenário atual não mente

A maioria, quando não posta promoções da academia, publica apenas dicas de treino, sem perceber ou valorizar os demais fatores que influenciam os resultados no treinamento.

Dentro da academia é fácil educar o cliente sobre cadência de movimento, sobrecarga e biomecânica. Não dá tempo de falar sobre os demais fatores citados na lista acima.

Um dos maiores exemplos é a Michelin, marca famosa de pneus, que criou o famoso Guia Michelin para quem viaja de carro, tornando essa mídia uma das mais importantes do mundo para visitação de locais “certificados” pela marca, e não estamos falando de pneus, ok?

O que uma marca de pneu pode nos ensinar com a história?

guia michelin
O primeiro Guia Michelin, criado pouco depois de 1900, há mais de 100 anos.

A Michelin, fabricante de pneus, criou o Guia Michelin para pessoas que valorizavam não apenas o destino em suas viagens, mas as experiências proporcionadas pelo caminho.

O Guia Michelin mostrava os melhores hoteis, restaurantes, pontos turísticos, enfim, gerando curiosidade e propósito nos que dirigiam por longas distâncias.

Carro que roda muito, gasta mais pneu, logo, na necessidade de trocar os pneus gastos nas longas viagens e visitas aos pontos turísticos, seria muito mais fácil lembrar da marca Michelin. Alguma dúvida de como aumentou as vendas da Michelin?

Aqui no Brasil fomos muito bem servidos nas décadas de 80 e 90 pelo Guia 4 Rodas, da lendária revista 4 Rodas. Lembra?

Entende agora o sentido do marketing de conteúdo?

A prova do sucesso do projeto é: Os melhores restaurantes do mundo são classificados de acordo com o número de Estrelas Michelin, um processo criteriosíssimo de avaliação e “certificação” da marca para indicar sempre os melhores a serem visitados.

O que isso tem a ver com sua academia?

Se sua academia posta apenas sobre hipertrofia, dicas básicas de alimentação, como turbinar determinado músculo ou como aquele equipamento que só tem na sua academia é bom, infelizmente você está seguindo a manada!

Uma série de fatores que fogem do controle da academia tem percentual muito maior de influência nos resultados. A regra é: Se a academia não pode controlar esses fatores, deverá educar o consumidor o máximo possível para que ele “arrume a casa” para obter os melhores resultados.

No final das contas, mesmo sabendo que os demais fatores influenciam mais os resultados, ainda existe grande probabilidade do cliente culpar a academia. Normal, não perca sua noite de sono por isso.

Exemplos de outras áreas:

  • Médicos nutrólogos precisam que seus pacientes pratiquem exercícios para a dieta dar certo mais rápido;
  • Nutricionistas precisam que seus pacientes treinem também;
  • Oncologistas já recomendam a prática da musculação em muitos estágios para auxiliar no tratamento;
  • Os maiores publicadores de artigos de blogs e vídeos dobre treinamento físico são as marcas de suplementos (precisam que seus clientes treinem para o produto ser promovido);
  • Lojas de materiais esportivos precisam que seus clientes e prospects se exercitem. A prova disso é Adidas e demais marcas organizando corridas de rua e publicando conteúdos sobre exercício físico.

Todas os profissionais e negócios de outras áreas que sabem que o exercício físico regular auxilia nos resultados dos seus clientes e indicam a prática.

O que você está esperando para usar a mesma estratégia, tornando sua marca referência em consulta sobre saúde no mundo digital?

Todas as mídias de massa têm colunas sobre fitness, pois sabem que traz audiência. Blogs e redes sociais de marcas ligadas às maiores redes hospitalares falam de exercício físico, pois querem manter a bandeira de referência em saúde.

Se sua academia é da área da saúde, precisa falar sobre saúde, mesmo que o assunto não seja ligado ao universo fitness, especificamente.

Lembre-se, se sua marca entende bem de saúde, mesmo não sendo assunto ligado ao exercício, certamente será vista como referência em saúde. Jamais duvidarão do rigor técnico e qualidade da prestação de serviço dentro da sala de musculação, a não ser que você não planeje a entrega de acordo com o que foi prometido, mas esse assunto é para outro post, ok?

Mas se você achar que estou viajando na maionese, deixa pua lá, é só seguir a manada kkkkk. Aceita meu convite e clica na imagem abaixo!