
Aqui entre nós: Qualquer pessoa é potencial cliente da sala de musculação da sua academia, justamente por ser uma modalidade básica a ser praticada para saúde, qualidade de vida ou qualquer outro objetivo.
Por um lado é fantástico, pois todos deveriam praticar, por outro é alarmante, já que uma diversidade tão grande de públicos requer muito mais atenção. Seus clientes precisam se sentir seguros e de resultados em tempo hábil, concorda?
O que o potencial cliente da sala de musculação escuta por aí
Atenção: Não falo aqui de quem já treina, mas de quem busca saúde e nunca pisou em uma academia, ok? É exatamente o cliente dos sonhos da a maioria dos gestores que desejam lucrar com a musculação.
Quem é sedentário e sofre de doenças não transmissíveis sempre escuta:
- Cuidado, tem que ver se nessa academia não vão te deixar largado na sala;
- Vê bem se tem professor mesmo, tá? Amiga minha se machucou outro dia;
- Se você não quer ficar maromba, melhor ir pro Pilates que é melhor e não machuca;
- Cuidado com professores que ficam de papo apenas com as novinhas;
- Tem que ter paciência, pois os professores não dão tanta atenção na intenção de dar personal.
Sei que acha tudo isso um absurdo, no entanto, essa é a percepção de muitos potenciais clientes que desconhecem os benefícios mágicos da musculação, além de nunca terem pisado em uma sala de pesos.
O que sua academia comunica para o potencial cliente da sala de musculação?
Vou eu novamente falar sobre posts focados na estética e que não atraem quem realmente precisa de saúde. Vos digo: Se repito constantemente, é para seu bem!
- Que mensagem sua sala de musculação passa passa para o potencial cliente em termos de ambiente?
- Sua equipe técnica ajuda a agência de marketing digital a criar conteúdos que geram confiança e sensação de segurança?
- Sua equipe tem um calendário educacional com treinamentos para atendimento ao cliente e execução de procedimentos da marca?
- Sua equipe tem uma Universidade Corporativa com treinamentos voltados para atendimento de sedentários e portadores de doenças não transmissíveis?
- Você confia plenamente em sua equipe se surgir na sala um potencial cliente com medo de se misturar aos marombeiros e de se machucar, por conta de tudo que ele já ouviu sobre musculação?
Gestor, se acha exagero da minha parte, pare em uma cafeteria, converse com pessoas e insira o assunto. Você vai ouvir barbaridades!
O maior medo do potencial cliente da sala de musculação é:
É justamente ele se deparar com tudo que já ouviu, testemunhou e ainda precisar interromper sua rotina de exercícios por conta de lesão e falta de atenção dispendida pela equipe. Quando digo equipe, incluo profissionais atuantes na sala de musculação, profissionais de coletivas, profissionais de vendas e recepção, profissionais da manutenção e limpeza, ou seja, todos.
Todos que trabalham na academia devem saber vender e indicar a musculação, ressaltando benefícios e a experiência positiva de praticar musculação dentro da sua academia. Se isso não acontecer, certamente perderá esse cliente para o Pilates e demais modalidades em grupo que também treinam a força muscular.
Se você tem sala de musculação em sua academia, seu cliente precisa praticar exercícios nela ao menos uma vez por semana, caso ele pratique outras modalidades. Musculação é a base!
Atenção, gestor
Se sua sala de musculação é o setor que mais recebeu investimentos e ainda recebe, se é o setor com maior custo operacional, é fundamental que a gestão seja estratégica e com olhar específico para a modalidade.
Sua sala de musculação precisa dar retorno, precisa lucrar na mesma proporção do investimento. Isso jamais acontecerá se você adotar uma gestão comum aos demais setores.