Professor Fábio Cantizano, especialista em marketing para o mercado fitness.
Fabio Cantizano CREF: 16603-G/RJ – Esp. em Marketing para Negócios Fitness

A sala de musculação, como carro-chefe da maioria das academias tradicionais, apresenta altíssimo potencial para lucratividade. Entretanto, uma boa parte acaba fazendo apenas o que o mercado tem costume de fazer.

Se todo mundo faz, não seria o correto? Sim e não, pois o ações que podem atestar o mínimo de qualidade também contribuem para a comoditização do serviço “musculação”.

Meu pedido de agora: Cuidado com as promessas que sua marca faz nas campanhas promocionais em canais digitais, pois boa parte delas são questionáveis, tornando-as verdadeiros gargalos da lucratividade e um atestado de “mais do mesmo”.

Vamos aos gargalos?

1 – Dizer que o diferencial da sua academia é o atendimento

Não quer dizer que “pegue mal” afirmar isso, colocando as demais academias em xeque-mate em relação ao nível de excelência operacional. Motivos pelos quais essa afirmação pode não ser tão estratégica:

  • Seu professor pode trabalhar na concorrência em outros horários, logo, parte do seu atendimento (marca) vai para a concorrência;
  • O que é classificado como “excelente atendimento” hoje em dia na sala de musculação, percebido pelo cliente, pode ser diferente em cada uma das mentes que tiram proveito do espaço. Lembre-se, a sala de musculação é a modalidade mais democrática, atendendo público heterogêneo;
  • Só conseguimos manter um determinado padrão de atendimento com uma metodologia clara, com processos específicos e profissionais periodicamente treinados para execução desses processos sem falhas.

2 – Metragem da sala

Salas grandes de musculação não são mais tão competitivas quanto pensamos, pelos seguintes motivos:

  • Clientes não se impressionam mais com metragem, mas com a proporção entre profissionais para atendimento e clientes em sala, principalmente em horário de pico;
  • O preço pago pelo cliente para se exercitar serve como termômetro de lotação, logo, mesmo com milhares de metros quadrados, nada garante uma excelente experiência;
  • Salas grandes de musculação se tornaram tendência.

3 – Profissionais qualificados

Citar que a academia tem profissionais “altamente qualificados” virou clichê, pelos seguintes motivos:

  • O que seria “altamente qualificado” na mente de cada cliente da sua academia, títulos acadêmicos? Tem famoso sem conhecimento sendo visto como perito, concorda?
  • Ser qualificado é o mínimo esperado pelo potencial cliente, independentemente do valor pago como mensalidade;
  • A qualificação dos profissionais só deve entrar nos argumentos promocionais se a academia ofertar algo diferente, que justifique uma qualificação diferenciada do profissional.

4 – Promessa sem clareza

Juntar tudo que foi dito aqui antes pode tornar sua promessa comum. Não queremos isso, certo?

  • O que você promete nas redes sociais precisa traduzir fielmente o que acontece na sala de musculação. Posts mentirosos não têm vez;
  • A promessa é a base para criação dos processos, pois a entrega é o parâmetro usado pelo cliente para avaliar se o que foi prometido está sendo cumprido;
  • Prometer, criar processos e os profissionais se enrolarem para entregar é o maior atestado de despreparo. Profissionais precisam saber como proceder em qualquer situação, de acordo com a personalidade da marca;
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