
A sala de musculação, como carro-chefe da maioria das academias tradicionais, apresenta altíssimo potencial para lucratividade. Entretanto, uma boa parte acaba fazendo apenas o que o mercado tem costume de fazer.
Se todo mundo faz, não seria o correto? Sim e não, pois o ações que podem atestar o mínimo de qualidade também contribuem para a comoditização do serviço “musculação”.
Meu pedido de agora: Cuidado com as promessas que sua marca faz nas campanhas promocionais em canais digitais, pois boa parte delas são questionáveis, tornando-as verdadeiros gargalos da lucratividade e um atestado de “mais do mesmo”.
Vamos aos gargalos?
1 – Dizer que o diferencial da sua academia é o atendimento
Não quer dizer que “pegue mal” afirmar isso, colocando as demais academias em xeque-mate em relação ao nível de excelência operacional. Motivos pelos quais essa afirmação pode não ser tão estratégica:
- Seu professor pode trabalhar na concorrência em outros horários, logo, parte do seu atendimento (marca) vai para a concorrência;
- O que é classificado como “excelente atendimento” hoje em dia na sala de musculação, percebido pelo cliente, pode ser diferente em cada uma das mentes que tiram proveito do espaço. Lembre-se, a sala de musculação é a modalidade mais democrática, atendendo público heterogêneo;
- Só conseguimos manter um determinado padrão de atendimento com uma metodologia clara, com processos específicos e profissionais periodicamente treinados para execução desses processos sem falhas.
2 – Metragem da sala
Salas grandes de musculação não são mais tão competitivas quanto pensamos, pelos seguintes motivos:
- Clientes não se impressionam mais com metragem, mas com a proporção entre profissionais para atendimento e clientes em sala, principalmente em horário de pico;
- O preço pago pelo cliente para se exercitar serve como termômetro de lotação, logo, mesmo com milhares de metros quadrados, nada garante uma excelente experiência;
- Salas grandes de musculação se tornaram tendência.
3 – Profissionais qualificados
Citar que a academia tem profissionais “altamente qualificados” virou clichê, pelos seguintes motivos:
- O que seria “altamente qualificado” na mente de cada cliente da sua academia, títulos acadêmicos? Tem famoso sem conhecimento sendo visto como perito, concorda?
- Ser qualificado é o mínimo esperado pelo potencial cliente, independentemente do valor pago como mensalidade;
- A qualificação dos profissionais só deve entrar nos argumentos promocionais se a academia ofertar algo diferente, que justifique uma qualificação diferenciada do profissional.
4 – Promessa sem clareza
Juntar tudo que foi dito aqui antes pode tornar sua promessa comum. Não queremos isso, certo?
- O que você promete nas redes sociais precisa traduzir fielmente o que acontece na sala de musculação. Posts mentirosos não têm vez;
- A promessa é a base para criação dos processos, pois a entrega é o parâmetro usado pelo cliente para avaliar se o que foi prometido está sendo cumprido;
- Prometer, criar processos e os profissionais se enrolarem para entregar é o maior atestado de despreparo. Profissionais precisam saber como proceder em qualquer situação, de acordo com a personalidade da marca;
- Se sua academia tem muitos gargalos na sala de musculação, a Mentoria MUSCULAÇÃO S.A. é peça-chave para alavancar seu negócio! Clique na imagem abaixo e leia tudo que vai rolar, mas tenha pressa, ok? São apenas 10 vagas para todo o Brasil.