Professor Fábio Cantizano, especialista em marketing para o mercado fitness.
Fabio Cantizano CREF: 16603-G/RJ – Esp. em Marketing para Negócios Fitness

Chris Bumstead, conhecido no mundo fitness como Cbum, é um fisiculturista canadense consagrado 6x Mr Olympia na categoria Classic Physique.

Podemos dizer que é um dos atletas que mais movimentou o mercado nos últimos anos, tanto financeiramente quanto em conteúdos digitais. Por mais tímido que seja, essa “qualidade” deu aos fãs a criatividade necessária para gerar valor incalculável para sua marca pessoal enquanto atleta.

A cada competição surgia uma ameaça ao seu reinado no Olympia, no entanto, o foco e a disciplina do atleta o manteve no lugar mais alto do pódio por um bom tempo.

Cbum, na direita, junto com a estrela brasileira Ramon Dino, no palco do Olýmpia. Imagem: nsctotal

A influência de Cbum nas salas de musculação do mundo

Cbum é referência no fisiculturismo e costuma ilustrar publicações de fãs e marcas, ressaltando o valor da musculação enquanto modalidade a ser praticada com fins estéticos.

O índice baixo de lesões na musculação e no fisiculturismo, comparado com modalidades que envolvem disputa de capacidade física, gera cada vez mais valor para a prática do treinamento de força em salas de musculação.

Se tem uma coisa que sempre digo aqui no blog e em qualquer outro canal meu é: A musculação é a melhor relação custo-benefício do mercado para melhorar a saúde, qualidade de vida e desempenho atlético.

No que isso impacta em seu negócio em uma primeira análise?

Mesmo a musculação sendo a melhor relação custo-benefício oferecida em sua academia, o atleta influencia um público que vê a sala de musculação como um ambiente alugado, ou seja, vão lá, usam as instalações e equipamentos e vão embora. Boa parte não faz questão da orientação dos profissionais da academia.

Desvantagens desse público:

  • Nem sempre se atentam às regras da academia (quando existem regras);
  • Não enxergam autoridade do profissional responsável pela sala;
  • Não se preocupam com o bem-estar dos demais frequentadores.

É claro que não é 100% do público, mas uma laranja contaminada é suficiente para incomodar o saco inteiro da fruta, concorda?

O que o atleta Cbum tem a ver com a lucratividade da sua academia?

Se der uma passeada pelos canais digitais mais badalados sobre fitness, testemunhará uma enxurrada de debates e trocas de farpas sobre musculação e crossfit. As comparações vão desde a criação do “shape”, passa pela eficácia na saúde e vai para a incidência de lesões.

O crossfit, por ser uma modalidade que preconiza a evolução de capacidades físicas como a força, a capacidade aeróbia, mobilidade, entre outras, tornou-se alvo de praticantes de musculação e também de profissionais da área, como uma modalidade potencialmente lesiva.

Expressões que você vai encontrar na iinternet:

  • “Os fisioterapeutas adoram isso”;
  • “Olha isso, os ortopedistas descobriram uma mina de ouro”;
  • “Isso é modalidade de fresco que não quer treinar pesado”;
  • “Quer saber se uma pessoa faz crossfit? Nem precisa perguntar, pois ela vai arrumar um jeito de te falar e tentar te levar”.

As falas com tom de brincadeira, assim como as preconceituosas, vão gerando uma percepção negativa da modalidade. Parece que não, mas isso influencia severamente o comportamento de consumo.

O amor pelo Crossfit

Quem inicia no Crossfit e permanece, não larga por nada por uma série de motivos, como:

  • O ambiente é mais acolhedor;
  • É possível desenvolver condicionamento físico e estética ao mesmo tempo sem ser julgado, como em algumas academias;
  • O praticante faz parte de uma tribo;
  • Mesmo sendo em um ambiente que parece uma garagem, sem ar condicionado, o número de reclamações obre conforto é quase zero.

Voltando: O que Cbum tem a ver com a lucratividade da sua academia?

Simples: Cbum se aposentou e começou a praticar exercícios que o tornam mais atlético em termos de condicionamento físico. O objetivo dele é melhorar sua capacidade atlética, já que antes do fisiculturismo era atleta de outras modalidade.

O atleta aposentado dos palcos, ídolo do fisiculturismo moderno, está praticando exercícios que levam seus fãs e entenderem a prática do Crossfit. Cbum pratica hoje em dia saltos, arremesso de bola, entre outros exercícios relacionados ao Crossfit, além do treinamento com pesos.

Algumas falas na internet:

  • “O ídolo do fisiculturismo agora é crossfiteiro”;
  • “E agora, marombeiros, o que vocês vão falar do crossfit?”;
  • “Será que agora a galera da maromba vai respeitar o Crossfit, já que o ídolo aderiu?”;
  • “O macho de vocês agora é crossfiteiro”.

Nem preciso dizer que muitos fãs se decepcionaram, embora o atleta não ligue para opiniões alheias. Os debates esquentaram.

A notícia que bombou nesta semana sobre Cbum praticar Crossfit

Cbum precisou interromper seus treinos por conta de uma lesão no ombro!

Expressões como:

  • “Largou a musculação e se ferrou no Crossfit”;
  • “E agora, o que os crossfiteiros falarão?”
  • “Isso prova a superioridade da musculação sobre crossfit”.

Além desse debate desenfreado não beneficiar modalidade alguma, não estão levando em consideração alguns fatores, como por exemplo:

  • O histórico de Cbum como atleta, que já se lesionou outras vezes, justamente por ser atleta de alto nível;
  • Não vi nenhuma matéria na internet que confirma a lesão no ombro sendo provocada pelo treinamento de crossfit, assim como a possibilidade de ter ocorrido por conta de anos de treinos intensos;
  • Não sabemos se o atleta estava sendo devidamente orientado por um treinador da modalidade, ou se treinava por conta própria (atitude comum nos EUA);

O verdadeiro impacto

Quando não vemos profissionais de Crossfit defendendo a eficiência e eficácia da modalidade, mais a fama se espalha.

Crossfit é uma modalidade segura e a ciência comprova esse fato. Quantos realmente sabem disso? Se forem apenas os praticantes, me preocupo.

Quando vemos profissionais e praticantes de musculação atacando o Crossfit, por conta de um hype envolvendo um atleta famoso, sem que empresas (marcas) apaziguem a disputa com um conteúdo de alto valor agregado, a musculação perde! Isso também me preocupa muito.

Se você tem uma academia com sala de musculação, é essencial:

  • Não permitir que profissionais ataquem outras modalidades em seu espaço;
  • Enfatizar a eficiência e eficácia da musculação como base da preparação física de qualquer modalidade esportiva, inclusive o Crossfit;
  • Listar benefícios da prática do Crossfit e de outras modalidades que ttambém trazem bem-estar, desde que ao menos um dia da semana seja dedicado ao treinamento com pesos na sala de musculação;
  • Treinar os profissionais para que sejam catalisadores de informações infundadas, não combustíveis de incêndios;
  • Criar regras claras de comportamento para praticantes que não aproveitam a orientação do professor da sua academia, mas que executam uma rotina pautada nos hypes da internet, como nesse caso.

Gestor, todo esse hype sobre o atleta influencia o comportamento de consumo dentro da sua academia, concorde você ou não.

O que você tem feito para combater esse monte de informação que pode impactar seus negócios?

O primeiro passo pode ser clicando na imagem abaixo!